Biblioteca Virtual em Saúde

    Temas

    Temas

    • Acidentes
      Evento não planejado, não necessariamente causador de lesões ou danos, que interrompe uma atividade, invariavelmente insegura ou pela combinação de ato e/ou condições inseguras.
      • Acidentes de trabalho
        Toda lesão corporal ou perturbação funcional que, no exercício ou por motivo do trabalho, resultar de causa externa, súbita, imprevista ou fortuita, determinando a morte do empregado ou a sua incapacidade para o trabalho, total ou parcial, permanente ou temporária.
      • Acidentes de trânsito
        Acidentes em ruas, estradas e rodovias envolvendo condutores, passageiros, pedestres ou veículos. Estes acidentes referem-se a AUTOMÓVEIS (carros para passageiros, ônibus e caminhões), BICICLETAS e MOTOCICLETAS, mas não VEÍCULOS RECREACIONAIS A MOTOR, FERROVIAS nem veículos para neve.
      • Acidentes domésticos
        Eventos não intencionais de diversas naturezas, como quedas, queimaduras, afogamentos, dentre outros, que ocorrem nas residências.
      • Acidentes por quedas
        Quedas devido a escorregões ou tropeços resultando em lesão.
    • Avaliação de Serviços/Programas
      Atividade que recorre a métodos e técnicas de investigação para determinar a mais sistemática e objetivamente possível relevância, efetividade e impacto das atividade exercidas no âmbito dos serviços de saúde, tendo em vista seus objetivos. Processo cuja finalidade é a determinação sistemática e objetiva da relevância, efetividade e impacto de políticas públicas, programas e projetos de saúde. O objetivo da avaliação é o de aperfeiçoar os programas e projetos, no sentido de orientar a distribuição de recursos humanos e financeiros.
      • Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
        Processo cuja finalidade é a determinação sistemática e objetiva da relevância, efetividade e impacto de políticas públicas, programas e projetos de saúde. O objetivo da avaliação é o de aperfeiçoar os programas e projetos, no sentido de orientar a distribuição de recursos humanos e financeiros. (tradução livre do original: OPAS/OMS Evaluación de los programas de Salud; normas fundamentales. 1981, para Avaliação de Programas e Projetos de Saúde) Estudos projetados para avaliar a eficácia de programas. Incluem a avaliação de custo-eficácia e do alcance ou impacto dos objetivos cumpridos. (tradução livre do original: MeSH, para Program Evaluation)
      • Avaliação de Serviços de Saúde
        Atividade que recorre a métodos e técnicas de investigação para determinar a mais sistemática e objetivamente possível relevância, efetividade e impacto das atividade exercidas no âmbito dos serviços de saúde, tendo em vista seus objetivos. (ONU, 1984).
      • Estudos de Avaliação
        Estudos que determinam a efetividade ou valor dos processos, pessoal e equipamento, ou o material que conduz estes estudos. Para medicamentos e dispositivos estão disponíveis os ENSAIOS CLÍNICOS, AVALIAÇÃO DE MEDICAMENTOS e AVALIAÇÃO PRÉ-CLÍNICA DE MEDICAMENTOS.
      • Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
        Atividades e programas encarregados de assegurar a qualidade dos cuidados em um ato ou um programa médico definido.
    • Causas Externas
      Acidentes e violências subdivididas em intencionais, não intencionais ou acidentais e de intencionalidade desconhecida. 
      • Agressão
        Uma forma de comportamento que conduz à auto-afirmação; pode originar-se de impulsos inatos e/ou uma resposta a frustração; pode ser manifestada por comportamento destrutivo ou de ataque, por atitudes dissimuladas de hostilidade e obstrucionismo, ou por um impulso auto-expressivo sadio de dominação. (Dorland, 28ª ed).
      • Homicídio
        O assassinato de uma pessoa causado por outra pessoa.
    • Infração Juvenil
      Atos anti-sociais de crianças ou pessoas ainda não adultas que são ilegais ou legalmente interpretados como constituindo delinquência. 
      • Delinqüência Juvenil
        Os atos anti-sociais de crianças ou pessoas ainda não adultas que são ilegais ou legalmente interpretados como constituindo delinquência.
    • Prevenção da Violência
      Conjunto de estratégias capazes de intervir, precaver e reduzir os danos provocados pela violência que afetam a saúde física, mental e emocional dos indivíduos. Estas estratégias correspondem tradicionalmente a três níveis de prevenção: primário; secundário e terciário. Atuar no nível primário significa evitar que a violência ocorra através de ações preventivas; no nível secundário pode oferecer serviços de atenção às vítimas a curto prazo; e no nível terciário busca atuar na assistência e reabilitação, minimizando os traumas associados à violência. Uma das mais importantes estratégias estimuladas atualmente por diversos setores da sociedade tem sido a promoção da vida e da cultura da paz, que podem modificar os contextos que dão origem à violência.
      • Promoção da Saúde
        Promoção da saúde é o processo de capacitação do indivíduo em melhorar e controlar sua saúde. Para alcançar o estado de completo bem-estar físico, mental e social, um indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar aspirações, satisfazer necessidades e mudar ou lidar com seu ambiente. Saúde é vista, portanto, como um meio de vida e não um objetivo. Política de promoção de saúde envolve abordagens diversas, mas complementares, levando em conta as diferenças sociais, culturais e econômicas de cada país. (Ottawa Charter 1986)
      • Saúde da Mulher
        Atendimento integral à saúde da mulher em todas as faixas etárias, respeitando-a como cidadã e não apenas como responsável pela reprodução da espécie humana.
      • Saúde do Adolescente
        A saúde do adolescente visa enfocar o crescimento e desenvolvimento, doenças dermatológicas e emocionais, enfermidades do aparelho circulatório, moléstias infecciosas e parasitárias e até a violência. Com ênfase na sexualidade, aborda três perspectivas: amadurecimento biológico para reprodução; aspectos psico-emocionais envolvidos com o exercício da sexualidade; e 'riscos' oriundos da prática sexual. Tem como foco a ação de equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista).
      • Saúde do Idoso
        Refere-se à saúde e bem-estar das pessoas de idade avançada e à prestação de cuidados de saúde adaptados aos problemas especiais dessas pessoas. A saúde na terceira idade depende, sobretudo dos cuidados no passado.
    • Prevenção de Acidentes
      Esforços e projetos para reduzir a incidência de eventos indesejáveis não previstos em vários ambientes e situações.
    • Saúde Mental
      É o estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe as próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, é capaz de trabalhar produtivamente e está apto a contribuir com sua comunidade. É mais do que ausência de doença mental.   
    • Serviços de Saúde
      Sistema organizado para a provisão de cuidados de saúde num país. A gama de serviços varia de acordo com o país e inclui desde serviços preventivos até cuidados a pacientes internados ou não. 
      • Acesso aos Serviços de Saúde
        Possibilidade dos indivíduos adentrarem e utilizarem os serviços de atenção à saúde, com vistas à resolução de problemas que afetem a saúde. Dentre os fatores que influem nesta possibilidade incluem considerações geográficas, arquitetônicas, de transporte, financeiras entre outras.
      • Serviços de Saúde para Mulheres
        Serviços organizados para proporcionar assistência integral à saúde da mulher, abrangendo seu aspecto: físico, psíquico e social.
    • Violação dos Direitos Humanos
      São atos de transgressão dos direitos fundamentais de todas as pessoas, sejam elas mulheres, negros, homossexuais, índios, idosos, pessoas portadoras de deficiências, populações de fronteiras, estrangeiros, refugiados, portadores de HIV positivo, crianças e adolescentes, policiais, presos, pobres e os que têm acesso à riqueza. Estes atos podem atentar contra a vida, a liberdade e a segurança pessoal.  Alguns exemplos de violação dos direitos humanos são: escravidão; tortura e castigo cruel; discriminação racial, sexual e social; prisões arbitrárias; ausência de direito de defesa; ausência de liberdade de pensamento, de religião e de opinião; ausência de direito à instrução, ao trabalho e à proteção contra o desemprego; negação de direito a repouso e lazer e de um padrão de vida que possa assegurar saúde e bem estar ao ser humano. A defesa dos direitos humanos tem sido uma permanente ação por parte de muitas pessoas, grupos e nações signatários da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
      • Direitos Humanos
        Refere-se aos direitos das pessoas a oportunidades culturais, sociais, econômicas e educacionais oferecidas pela sociedade ex. direito ao trabalho, direito a educação e direito a previdência social.
      • Direito à Saúde
        Um dos DIREITOS HUMANOS fundamentais assegurado na CONSTITUIÇÃO, que permite aos cidadãos exigirem do ESTADO as condições para que possam gozar de completo bem-estar físico, mental e social.
    • Violência Familiar
      Problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Acomete ambos os sexos e não costuma obedecer a nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico. Sua importância é relevante sob dois aspectos: devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, e porque pode impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima. Inclui também a negligência precoce e o abuso sexual.
      • Maus-Tratos ao Idoso
        Maus-tratos emocionais, nutricionais ou físicos causados a uma pessoa idosa, geralmente por membros da família ou por funcionários de uma instituição.
      • Maus-Tratos Infantis
        Abuso de crianças na família ou demais instituições.
      • Mulheres Maltratadas
        Mulheres que são fisicamente e mentalmente abusadas por um período extenso, normalmente pelo marido ou outra figura masculina dominante. Características da síndrome de mulher maltratada são desamparo, medo constante e uma percebida inabilidade para escapar.
    • Violência Institucional
      Aquela que se realiza dentro das instituições, sobretudo por meio de suas regras, normas, funcionamento e relações burocráticas e políticas, reproduzindo as estruturas sociais injustas. Uma dessas formas de expressão se dá na forma como são oferecidos, negados ou negligenciados os serviços públicos.
      • Adolescente Institucionalizado
        Um adolescente que está recebendo serviços como paciente de longa duração e que reside em uma estrutura institucional.
      • Criança Institucionalizada
        Criança que está recebendo serviços de pacicente de longa duração ou que reside em um cenário institucional.
    • Violência Sexual
      Violência sexual é o abuso de poder, no qual o indivíduo é usado para gratificação sexual de outro indivíduo, através da indução a práticas sexuais, com ou sem violência física.
      • Estupro
        Crime que consiste em constranger indivíduo, de qualquer idade ou condição, a conjunção carnal, por meio de violência ou grave ameaça; coito forçado; violação.
      • Incesto
        Intercurso sexual entre pessoas tão proximamente aparentadas que são proibidas por lei de se casarem.
      • Maus-Tratos Sexuais Infantis
        Abuso sexual de crianças ou menores.
      • Pedofilia
        Um transtorno sexual que ocorre em uma pessoa de, no mínimo,16 anos de idade e é recorrente com intensas fantasias sexuais, desejos sexuais ou comportamentos que envolvem a atividade sexual, com uma criança pré-púbere (geralmente 13 anos de idade, ou menos).
    • Violência Social
      Violência de cunho coletivo, constitui-se como condição de manutenção de negócios ilegais, freqüentemente de origem globalizada e que se beneficiam das facilidades geradas pelas transformações nos modos de produção de riqueza e dos aparatos técnico-informacionais e comunicacionais. Pode tomar inúmeras formas: conflitos armados dentro ou entre Estados, genocício, repressão e outras violações dos direitos humanos, terrorismo e crime organizado.   
      • Controles Formais da Sociedade
        Controle exercido pelas organizações mais estáveis da sociedade como por exemplo instituições estabelecidas e a lei. De maneira geral estão incorporados em código definidos, frequentemente na forma escrita.
      • Controles Informais da Sociedade
        Aquelas formas de controle que se manifestam de maneiras menos concretas e tangíveis, como por meio de hábitos populares, costumes, convenções e sentimento público.
    Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública
    Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli

    Av. Brasil, 4036 - sala 700 - Manguinhos • 21040-361 • Rio de Janeiro/RJ • Brasil - Tel: (55 21) 2290-4893

    Fundação Oswaldo Cruz
    Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

    Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché • 21040-900 • Rio de Janeiro/RJ • Brasil - Tel: (55 21) 3865-3250